A X-Rite e a Esko juntam-se para a apresentação de uma Solução de gama de cores alargada para conversores

GRAND RAPIDS, Mich., 31 de maio de 2016 – Na drupa 2016, a X-Rite Incorporated, líder mundial no setor da ciência e da tecnologia da cor, e a sua empresa irmã Esko terão em exposição um
leque de soluções de cor e de fluxo de trabalho que ajudam as gráficas e os conversores a conseguirem uma transição bem sucedida para uma gama de cores alargada ou a impressão de palete fixa. As gráficas de embalagens em processo de transição para uma impressão de gama de cores alargada conseguem igualar um leque muito mais vasto de cores das marcas que as que conseguiriam igualar com um processo quadricromático utilizando um processo de impressão de sete cores mais eficiente. Ao combinarem as soluções X-Rite Pantone e Esko com uma impressão de gama de cores alargada, as gráficas conseguem reduzir os prazos de preparação do trabalho e alterar os custos, suportar tiragens mais pequenas e melhorar os prazos de entrega.

“Uma embalagem vibrante e colorida pode ajudar a destacar um produto na prateleira, mas obter cores personalizadas pode implicar limitações ao nível dos custos e do tempo.” afirmou Adrián Fernández, Vice-Presidente, PantoneLIVE™, X-Rite Pantone. “A impressão de gama de cores alargada abre novas possibilidades de palete de cores para os proprietários das marcas e os conversores, sem os custos acrescidos da impressão de uma cor em particular. A X-Rite Pantone está empenhada em ajudar as gráficas a aproximarem a CMYK e a impressão de cores particulares. Para isso, disponibiliza as ferramentas necessárias para especificar, analisar e monitorizar a cor num processo de impressão de gama de cores alargada.”

“A maior variação do produto e a produção limpa significam que os conversores enfrentam hoje o desafio de volumes de impressão mais curtos,” afirmou Bernard Zwaenepoel, Senior VP Software Business, Esko. “A implementação de uma impressão de gama de cores alargada ajuda os conversores a reduzirem o tempo de configuração na prensa e a aumentarem a eficiência da prensa. Estamos muito satisfeitos com a colaboração com a X-Rite Pantone, a autoridade em matéria de cor, para o fornecimento de uma solução integrada para os conversores.”

Na drupa 2016, entre 31 de maio e 10 de junho na Düsseldorf Fairgrounds, Pavilhão 8B A23, a X‑Rite Pantone terá em exposição as mais recentes comunicações de cor digital e soluções de gestão, que servem de suporte aos conversores na transição para uma impressão de gama de cores alargada. Os produtos em destaque incluem o Guia PANTONE® PLUS SERIES EXTENDED GAMUT, PantoneLIVE™, ColorCert®: Os dispositivos de medição X-Rite Edition e X-Rite, incluindo X‑Rite eXact e IntelliTrax2. A Esko irá apresentar o Equinox, um ecossistema de ferramentas para ajudar os conversores na implementação de um fluxo de trabalho de gama de cores alargada.

O guia de gama de cores alargada PANTONE®
Com o Guia de gama de cores alargada PANTONE as marcas, os criadores e os prestadores de serviços de impressão podem visualizar rapidamente a forma como as cores de referência Pantone irão aparecer quando reproduzidas com recurso a uma palete fixa de cores CMYKOGV; mesmo antes de avançar com um projeto de embalagem.

Pela primeira vez, as marcas e os criadores podem avaliar facilmente as abordagens com palete fixa e comunicar melhor as cores que pretendem aos fornecedores. Dependendo do substrato, a gama de cores alargada irá disponibilizar aproximadamente 80 a 90% das cores Pantone, permitindo obter muitas das populares cores de marcas ou empresas com recurso a um conjunto de tintas fixo. Desta forma, os criadores podem produzir misturas de cores mais complexas e transições de cor mais limpas no design da embalagem.

PantoneLIVE ajuda na especificação da cor
Quando se trata de especificar a cor, a abordagem baseada na nuvem PantoneLIVE torna a partilha de normas de cor digital fácil e segura em toda a cadeia de distribuição da embalagem; seja para os proprietários das marcas, os criadores, os premedia, os fornecedores de tinta e as gráficas. Assim, todos os envolvidos no fluxo de trabalho de produção estão a trabalhar com as mesmas normas, proporcionando consistência da cor em diferentes processos e substratos de impressão.

As cores particulares PantoneLIVE são úteis quando se emprega a impressão de gama de cores alargada. Ao utilizarem uma referência de cor particular PantoneLIVE comum entre as reproduções de palete fixa e de cor particular de embalagens ou rótulos, as marcas podem conseguir a consistência que pretendem na prateleira. A PantoneLIVE possui um amplo ecossistema de soluções de suporte, desde a conceção e a edição de ficheiros gráficos de embalagens, até à separação da cor, à prova, à formulação da tinta, ao controlo da qualidade e à classificação.

A X-Rite ColorCert oferece controlo do processo
A base de um processo de impressão de gama de cores alargada bem sucedido inclui a capacidade de controlar a cor em todo o processo de produção e em múltiplos locais. ColorCert: X-Rite Edition proporciona a monitorização em tempo real do desempenho da cor, para garantir a produção estável e a consistência das cores da gama de cores alargada. Com a ColorCert, os utilizadores podem criar especificações da cor e monitorizar a produção. Está disponível uma tabela para classificar cada trabalho, local ou cliente com base nas tolerâncias de cor especificadas.

A abordagem ColorCert à gama de cores alargada é simples. A solução produz um resultado que reflete o nível de qualidade geral de uma tiragem de gama de cores alargada, fornecendo uma forma rápida e simples de verificar se o processo está sob controlo. Para além disso, a solução ColorCert permite pesquisar em qualquer métrica específica para apoiar a resolução de problemas quando os níveis de qualidade geral indicam que são necessários ajustes.

Dispositivos de análise da cor X-Rite e ferramentas Esko Equinox
Quando as soluções ColorCert e PantoneLIVE são usadas em conjunto com as soluções de análise da X-Rite, os conversores estão equipados para iniciarem a transição para a impressão de gama de cores alargada na gráfica. A família X-Rite de espectrofotómetros, incluindo o novo X‑Rite eXact™ Xp e o novo X-Rite IntelliTrax2 totalmente automático, oferece análises de cor precisas e reproduzíveis para a impressão de gama de cores alargada numa variedade de substratos, incluindo a película flexível.

A Esko oferece o Equinox™ para completar a solução de impressão de gama de cores alargada. Em todas as fases do fluxo de trabalho, o ecossistema Equinox disponibiliza ferramentas para implementação da gama de cores alargada de uma forma simples e eficaz. Desde a utilização de impressões digitais na prensa, passando pela conversão do trabalho artístico da embalagem e até à expansão da gama de cores das imagens, o Equinox fornece as ferramentas certas para o trabalho. A conversão do trabalho artístico pode ocorrer nos editores de embalagem topo de gama da Esko ou no fluxo de trabalho da Automation Engine. A construção destas ferramentas no interior da plataforma principal usada para a pré-impressão da embalagem torna a adoção da solução bastante simples. Um produto integrado de prova por contrato, o Pack Proof, disponibiliza provas exatas dos trabalhos de gama de cores alargada, para que os conversores possam ter confiança no resultado antes de avançarem na prensa.

Para mais informações, leia a publicação no nosso bloque com o título, “How the PANTONE® EXTENDED GAMUT Guide helps Printers” (Como o guia PANTONE® EXTENDED GAMUT ajuda as gráficas) em http://blog.xrite.com/pantone-extended-gamut-guide-helps-printers.

Sobre a PantoneLIVE
PantoneLIVE é uma solução baseada na nuvem que permite que a linguagem de cor PANTONE universal seja comunicada com precisão em todo o fluxo de trabalho da embalagem – desde o conceito de design até às prateleiras nas lojas retalhistas. A PantoneLIVE expande a biblioteca de cor PANTONE PLUS SERIES, identificando informações de cor críticas para os substratos específicos para embalagem. O ecossistema PantoneLIVE é suportado por hardware e software licenciado que permite que cada área de uma cadeia de distribuição de embalagem tenha acesso às mesmas cores PantoneLIVE, para além de paletes específicas da marca. Isto resulta numa cor consistente e reproduzível transversalmente às famílias do produto, independentemente do suporte ou da tecnologia de impressão, fornecendo uma abordagem de marca coerente. Para mais informações, consulte www.pantone.com/live.

Sobre a X-Rite
Fundada em 1958, a X-Rite, Incorporated é líder mundial na ciência e tecnologia da cor. Com a sua subsidiária Pantone de propriedade integral, a X-Rite emprega mais de 800 pessoas em 11 países. A sede corporativa da empresa está localizada em Grand Rapids, Mich., com sedes regionais na Europa e na Ásia e centros de assistência na Europa, Médio Oriente, Ásia e nas Américas. A X-Rite Pantone oferece uma gama completa de soluções de gestão da cor usadas por fabricantes, retalhistas, gráficas, fotógrafos e casas de design gráfico para conseguirem uma gestão e comunicação precisas da cor ao longo dos respetivos processos. Os produtos e serviços X-Rite Pantone são padrões reconhecidos nos setores da impressão, embalagem, fotografia, design gráfico, vídeo, automóvel, das tintas, dos plásticos, dos têxteis e da medicina. Para mais informações, visite a página www.xrite.com. Para obter as notícias, informações e conversas mais recentes, ligue-se à X-Rite através das redes LinkedIn, Vimeo, Twitter e Facebook.

Sobre a Pantone
A Pantone LLC, uma subsidiária propriedade integral da X-Rite, Incorporated, tem sido autoridade mundial ao nível da cor há quase 50 anos, fornecendo aos profissionais do design produtos e serviços para exploração da cor e expressão da criatividade. Sempre uma fonte de inspiração de cor, a Pantone oferece igualmente aos consumidores produtos e serviços inspirados nos pintores e nos criadores. Pode obter mais informações em www.pantone.com. Para obter as notícias, tendências, informações e conversas mais recentes, ligue-se à Pantone através das redes Twitter, Facebook e Pinterest.

Sobre a Esko (www.esko.com)
A Esko é um fornecedor global de soluções integradas para os setores das embalagens, das etiquetas, das sinaléticas e dos expositores. Os produtos e serviços da Esko ajudam os clientes a gerirem, a criarem e a produzirem melhores etiquetas, embalagens, sinaléticas e expositores.

Carteira de produtos
A carteira de produtos Esko dá apoio e gere os processos de embalagem e de impressão para os proprietários das marcas, os revendedores, os criadores, os “premedia” e as lojas, os fabricantes de embalagens e os conversores. Para 9 em cada 10 embalagens de revenda, as soluções Esko são usadas na gestão da embalagem, na gestão de ativos, na criação de trabalhos artísticos, no desenho estrutural, na pré-impressão, na visualização 3D, na produção de chapas fexo, na automação do fluxo de trabalho, na garantia de qualidade, na produção de amostras, na paletização, na colaboração das cadeias de distribuição e/ou na produção de sinaléticas e expositores.

As soluções Esko consistem num pacote extensivo de software e em duas linhas de produto de hardware: Dispositivos de imagem computador-para-chapa flexo CDI e sistemas de corte digital Kongsberg, complementados por serviços profissionais, formação e consultadoria.

A Enfocus, com o seu pacote de soluções de automação e ferramentas de controlo da qualidade PDF para gráficas, editores e criadores gráficos, é uma subsidiária da Esko. A MediaBeacon, com as suas soluções de gestão de aditivo digitais (DAM) faz igualmente parte da família Esko.

Factos e números
A Esko emprega cerca de 1.500 pessoas em todo o mundo. A sua organização de vendas diretas e de assistência abrange a Europa, o Médio Oriente e África, as Américas e as regiões do Pacífico Asiático, do Japão e da China, sendo complementada por uma rede de parceiros de distribuição em mais de 50 países.

A Esko tem a sua sede em Gent, Bélgica, e possui instalações de investigação e desenvolvimento e de produção em cinco países europeus, nos Estados Unidos, na China e na Índia. A Esko é uma empresa Danaher (www.danaher.com). Para mais informações, visite www.esko.com.

Todas as notas de imprensa, bem como as respetivas imagens de produtos, estão disponíveis na secção da imprensa em www.esko.com.

©2016 X-Rite, Inc. Todos os direitos reservados. X-Rite é uma marca comercial registada da X-Rite, Inc. PANTONE®, PantoneLIVE e outras marcas comerciais Pantone são propriedade da Pantone LLC. Todas as outras marcas comerciais ou marcas comerciais registadas são propriedade dos respetivos proprietários. Pantone é uma subsidiária propriedade integral da X-Rite, Incorporated. Com licença da Sun Chemical Corporation. A tecnologia patenteada da Sun Chemical permite a comunicação de uma descrição digital consistente do aspeto pretendido de um produto. – [Patente americana nº 7.034.960; 7.202.976; 7.268.918; 7.417.764 e respetivos equivalentes estrangeiros]. © Pantone LLC, 2016. Todos os direitos reservados.

Contacto Empresa:
Alicia Libucha